Plano Anual de Atividades – 2021/22
“ Máquina do tempo …”
… Passado, Invento e brinco … Presente, sonho e concretizo … Vivo o Futuro
… Com o Principezinho”
Sonho … Crescer
Sonho … Cativar
Sonho … Realizar
Festa anual | Data | Atividade | Obejtivos | Intervenientes |
Crescer Ajudar | 2021/22 | Intercâmbio entre gerações (com o lar à semelhança do que temos feito com barreira física) | Desenvolver o respeito pelo outro;
Desenvolver intercâmbio entre gerações distintas |
Equipa educativa |
Boas Vindas | Setembro | Receção das crianças | Potenciar momentos de interação nos vários espaços; promover um bom ambiente para uma favorável adaptação | Equipa educativa |
Reunião de pais | 6 a 10
(2ª e 3ª Feira creche) (4ª e 5ª feira pré-escolar) 21h 1 Adulto por família e sem criança, confirmação de presença Relativamente à valência de CATL, em data a articular após reunião nas escolas |
Apresentação do trabalho a desenvolver novo ano em todas as valências | Potenciar o intercâmbio entre instituição/família;
Apresentação do PE e plano anual de atividades Motivar a participação da família no processo educativo |
Equipa educativa/ Família
(por corredores) |
Chegada do Outono | Trabalhos diversos | Explorar os vários sentidos | Equipa educativa | |
Dia Mundial do Sonho | 24/09/21 | Momento dos Sonhos –
Apresentação dos Sonhos de todas as salas – 1º trimestre |
Explorar, viver emoções | Equipa educativa |
Desfolhada | 29/9/20 | Desfolhada na própria sala, pedir às crianças para vir com um adereço típico, música popular logo à entrada… cada sala dinamiza à sua maneira | Recordar e viver as tradições;
Preservar usos e costumes |
Equipa Educativa |
Semana da Música | 4 a 8/10/21 | Mini espetáculo – Professor de educação Musical | Sensibilizar para o gosto da música; potenciar diferentes formas artísticas | Equipa educativa |
Semana do Animal | 11 a 15/10/21 | – Saídas educativas: Pré-escolar
– Visita pedagógica de uma Veterinária (traz um cão e um gato, fala sobre o animal, comida, trato emocional…) Creche |
Desenvolver o respeito e conhecimento pelo animal | Equipa Educativa
Comunidade |
Semana da Alimentação | Dia 18 a 22/10/21 | Dra. Fabiana (Nutricionista)
Alimentação e higiene; “pequenos chefes- realização de receitas saudáveis. Creche Saídas educativas- Pré-escolar (quinta biológica) |
Desenvolver a curiosidade e gosto pelos alimentos;
Desenvolver boas práticas de higiene e segurança alimentar |
Equipa educativa, |
Dia das bruxas | Dia 29/10/21 | Baile de máscaras
Exposição de vassouras elaboradas pela família |
Promover o conhecimento de tradições | Equipa educativa
Família |
S. Martinho | 11/11/19 | Castanhas e vinho quente
Almoçarada de S. Martinho Brito – 10h30 |
Recordar e viver as tradições;
Preservar usos e costumes |
Equipa educativa, idosos |
Dia Nacional do Pijama | 22/11 | Crianças do CASM ajudam crianças institucionalizadas a nível nacional;
As crianças devem vir de pijama |
Promover valores como a solidariedade, partilha e ajuda ao próximo | Equipa educativa, família, Mundos de Vida. |
Hospital dos Pequeninos no CASM | Dezembro | Com os seus bonecos as crianças desmitificam os seus medos sobre uma ida ao hospital … pedir colaboração aos pais na área da saúde para virem cá – Creche
Faculdade de Medicina – Pré-escolar |
Desenvolver emoções /sentimentos através do faz de conta; | Equipa educativa,
Família |
Inverno | Trabalhos diversos | Explorar os vários sentidos | Equipa educativa | |
Dia de Natal | 20/12/21 | Espetáculo/Cinema
Almoçarada de natal Chegada pai Natal |
Potenciar momentos de interação; Potenciar a partilha de sentimentos e emoções | Equipa educativa
Comunidade |
Apresentação dos Sonhos | 20/12 a 23/12 | Cada sala expõe a realização do(s) Sonho(s) do 1º trimestre | Equipa Educativa | |
Momento dos Sonhos | 03/01/22 | Momento dos Sonhos –
Apresentação dos Sonhos de todas as salas – 2º trimestre |
Explorar, viver emoções | Equipa Educativa |
Comemoração dos Reis | 06/01/22 | Confeção de mini bolo-rei/chocolate
Cantar as janeiras na comunidade |
Preservar usos e costumes | Equipa educativa |
Reunião de Pais | 14/1/22
1 adulto por família e sem criança, confirmação de presença |
Avaliação periódica e individual das crianças pré-escolar (como em setembro – 18h, antes da reunião colocam na plataforma a avaliação e a reunião é para trocarem ideias com os pais sobre o que leram relativamente ao seu filho) | Apresentação da avaliação referente ao primeiro trimestre;
Apresentação do trabalho a desenvolver no trimestre seguinte Promover o intercâmbio com a família |
Equipa educativa,
Família |
Semana Fogaceiras | Semana de 17/1 a 21/1 | Visita a padaria;
Confeção de fogaças Participação Concurso “ Reinventar o traje das fogaceiras |
Reviver as tradições concelho | Equipa educativa, Comunidade |
Avaliação P. Pedagógico | 2/22 | Avaliação e possível reformulação do Projeto Pedagógico | Reflexão sobre o trabalho desenvolvido | Equipa Educativa |
Reunião de pais | 2/22 | Envio das avaliações semestrais e individuais de CATL) | Apresentação da avaliação referente ao primeiro semestre;
Apresentação do trabalho a desenvolver no semestre seguinte Promover o intercâmbio com a família |
Equipa educativa e Família |
Reunião de pais | 4/2/22
1 adulto por família e sem criança, confirmação de presença |
Avaliação periódica e individual das crianças Creche. Antes da reunião colocam na plataforma a avaliação e a reunião é para trocarem ideias com os pais sobre o que leram relativamente ao seu filho) | Apresentação da avaliação referente ao primeiro semestre;
Apresentação do trabalho a desenvolver no semestre seguinte Promover o intercâmbio com a família |
Equipa educativa
Família |
Dia dos Afetos
(Namorados) |
14/02/22 | Cada sala do pré-escolar anteriormente dinamiza em sala um workshop tendo por base a história do principezinho. O trabalho final é oferecido a uma sala de creche neste dia. Os workshops são:
– Faz a tua máscara; – As tuas estrelas; – A rosa e a ovelha; – Faz o teu planeta; – Fazer porta retratos – Tecelagem |
Desenvolver sentimentos e emoções.
Como meninos mais crescidos vamos enamorar os mais novos, vamos acarinhar, Partilhar e receber |
Equipa educativa |
Dia de Teatro | 21/2/22 | Companhia Animeteatro | Desenvolver emoções /sentimentos através dos vários tipos de expressões | Equipa educativa, |
Carnaval | 25/2/22 | Crianças fantasiadas como quiserem (6ªfeira)
Dia 28/2 – Desfile do CASM (Com apoio dos pais na confeção das fantasias) |
Recordar e viver as tradições;
Preservar usos e costumes Desenvolver emoções /sentimentos através dos vários tipos de expressões |
Equipa educativa
Família |
Primavera | Trabalhos diversos | Explorar os vários sentidos | Equipa educativa | |
Dia do Pai | 18/03/2022 | Surpresa para o Pai | Desenvolver conceito de família | Equipa educativa |
Semana da Árvore/Floresta e Água | 21 a 25/3/22 | Uma atividade por dia:
Piquenique … Roseiras Os vários recursos naturais A importância da água |
Desenvolver a curiosidade e gosto pela natureza;
Desenvolver boas práticas para a preservação da natureza |
Equipa educativa |
Semana da leitura
Apresentação dos Sonhos |
28/3 a 1/4/22 | Teatro apresentado pela Equipa Educativa;
Hora do conto por salas como em anos anteriores Saídas educativas Cada sala expõe a realização do(s) Sonho(s) do 2º trimestre |
Desenvolver emoções /sentimentos através dos vários tipos de expressões | Equipa educativa, |
Páscoa | Trabalhos diversos | Explorara os vários sentidos | Equipa educativa | |
Momento dos Sonhos | 04/04/22 | Momento dos Sonhos –
Apresentação dos Sonhos de todas as salas – 3º trimestre |
Explorar, viver emoções | Equipa educativa |
Dia do Chocolate | 14/04/22 | Caça aos ovos
Origem do chocolate Confeção de bombom Pintura com chocolate Escultura com chocolate |
Explorar os sentidos
Explorar a versatilidade de um produto comestível Explorar a origem do chocolate |
Equipa Educativa |
Reunião de pais | 16/4/22
1 adulto por família e sem criança, confirmação de presença |
Avaliação periódica e individual das crianças Pré-escolar antes da reunião colocam na plataforma a avaliação e a reunião é para trocarem ideias com os pais sobre o que leram relativamente ao seu filho) | Apresentação da avaliação referente ao primeiro trimestre;
Apresentação do trabalho a desenvolver no trimestre seguinte Promover o intercâmbio com a família |
Equipa educativa
Família |
Dia do laço azul | 04/22 | Várias dinâmicas | Solidariedade
Sensibilizar as crianças para esta problemática |
Equipa educativa |
Dia da Mãe | 29/04/22 | Surpresa para a Mãe | Desenvolver conceito de família | Equipa educativa |
Dia da Família | 13/5/22 | Dinâmicas familiares | Moldes a definir de acordo com as indicações da DGS e Saúde pública (à data) | Equipa educativa,
Família |
Semana da Criança | 30/05 a 3/06/22 | Semana da brincadeira:
– Piquenique – Insuflável – Transportes radicais, – Pipocas e cinema ao ar livre – Pinturas faciais |
Potenciar momentos lúdios diferentes;
Promover a expressão de emoções e sentimentos; |
Equipa Educativa |
Aniversário de elevação a Vila | Convívio Monte do Coteiro | Moldes a definir de acordo com as indicações da DGS e Saúde pública (à data) | Equipa educativa, Comunidade | |
Dia dos Avós | 26/06/22 | Várias dinâmicas; intercâmbio de gerações | Desenvolver o respeito pelo outro;
Desenvolver intercâmbio entre gerações distintas |
Equipa educativa |
Apresentação dos Sonhos | 29/6 e 30/6/22 | Cada sala expõe a realização do(s) Sonho(s) do 3º trimestre | Equipa Educativa | |
Período Balnear | 4 a 15/7/22 | Praia | Moldes a definir de acordo com as indicações da DGS e Saúde pública (à data) | Equipa educativa |
Festa de Finalistas | —/07/22 | Festa Finalistas | Moldes a definir de acordo com as indicações da DGS e Saúde pública (à data) | Equipa educativa,
Família |
Sarau | —/7/22 | À semelhança da festa de finalistas | Moldes a definir de acordo com as indicações da DGS e Saúde pública (à data) | Equipa educativa |
Festa final de ano | 29/07/22 | – Almoço no exterior;
– Color party (todos vestidos de branco) |
Potenciar momentos lúdios diferentes;
Promover a expressão de emoções e sentimentos; |
Equipa educativa |
Reunião de pais | 28 e 29/7/22 | Avaliação periódica individual das crianças, entrega dos registos de informação, avaliação do P.P | Apresentação da avaliação referente ao ano letivo; | Equipa educativa,
Família |
Na valência de CATL, as dinâmicas e atividades do Plano Anual da Instituição vão sendo adaptadas à rotina desta valência, pelo que algumas destas poderão ser realizadas somente em tempo de férias escolares, quando as crianças se encontram na instituição durante todo o dia.
Relativamente à dinâmica dos Sonhos.
O objetivo é cada sala trabalhar um sonho por trimestre, sonho este que tem de ser concretizável, por exemplo, uma saída, aquisição de material específico e especial para a sala, ajudar um menino de sala que esteja com necessidades, ajudar alguém da comunidade …
No hall de entrada teremos a nossa “ árvore dos sonhos” onde os mesmos serão expostos.
Atividades extracurriculares: Inglês, Kids cience; Apoio Individualizado
Atividades enriquecimento curricular: Educação Física, Educação Musical, Apoio TPC
Planificações na plataforma:
6ª feira pré-escolar/CATL coloca a planificação para a semana seguinte, depois diariamente relatório diário
Creche: Berçário no início de cada mês coloca a sua planificação e diariamente o registo diário
Salas 1/2 e 2/3 anos quinzenalmente colocam a planificação e diariamente o registo diário.